quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VEM AI: 15º FESTIN - Festival de Teatro Infantil de Juína


Mais Informações:  www.ciaspirits.art.br

O caráter informativo da arte, que provoca subjetividades no imaginário infantil e que em muitas vezes, os próprios realizadores deste gênero não dimensionam a importância no processo cognitivo das crianças. Neste sentido, fazer arte pra criança é criar um espaço de elaboração onírica onde se torna possível viajar e estimular a subjetividade dos seres humanos ainda em processo de formação.


O FESTIN – Festival de Teatro Infantil de Juína foi criado em 1.995 pelo grupo teatral atuante daquela época chamado Culturarte em parceria com a Prefeitura de Juína, SESI e SENAI. Desde sua primeira edição o festival vem se tornando um instrumento de colaboração no processo de conhecimento dos artistas regionais da arte teatral, possibilitando o surgimento de novos talentos e grupos teatrais proporcionando a alunos, professores, pais e comunidade em geral o gosto pelas artes cênicas.

Organizado pela Cia Spírits a partir de 2006, o festival envolve cerca de 20 produções dos grupos escolares onde atuam cerca de 350 alunos e mais de 60 professores. Há também no festival a participação de espetáculos convidados e ainda oficinas de capacitação.

A edição deste ano está sendo fomentada pelo Ministério da Cultura e Funarte através o prêmio Microprojeto Amazônia legal da linha de ação Cultura e cidadania do Programa Mais Cultura do Governo federal e conta também com a parceria da Prefeitura de Juína.


Está programado para este as seguintes ações:

1 – Espetáculos concorrentes: Apresentações, análise e premiação de espetáculos teatrais produzidos pelos estabelecimentos de ensino de Juína voltados para o público infantil envolvendo cerca de 350 alunos e professores.

2- Espetáculos convidados: Trata-se de 1 apresentação local, 2 estadual e 1 nacional;

3- Oficinas de capacitação: Dramaturgia, improviso e corpo e caracterização;

4- Bate- Papo – Os bate-papos acontecem logo após os espetáculos fazendo com que os grupos participantes possam ampliar os seus conhecimentos e realizar a troca com outros grupos além de responderem as curiosidades das crianças.

Nenhum comentário: