quarta-feira, 20 de outubro de 2010

INTERVENÇÕES no espaço da UNIVERSIDADE - UFMT



Intervenções no espaço da universidade:
ludicidade, efemeridade, encontro.
Da assessoria

O projeto ‘Intervenções artísticas no espaço da UFMT’ realizará mais três intervenções nesta quinta-feira (21/10) e sexta-feira (22/10). Sombras que passeiam dia 21 concentração no IL às 8:30 da manhã; A Espera, concentração às 8:30 no espaço da “rodoviária” : engenharias e Arquitetura.Celebração no Bosque dia 22 às 20:horas no bosque próximo ao centro cultural. A proposta do projeto é a realização de quatro intervenções efêmeras e quatro intervenções em forma de Arte Pública no campus, com quatro artistas de Cuiabá: Gervane de Paula, Marcelo Velasco, Herê Fonseca e Vitória Basaia. A primeira intervenção efêmera ocorreu em maio deste ano: flores de plástico não morrem.

Coordenado pelos professores pesquisadores, Maria Thereza Azevedo e Serafim Bortoloto, com a participação do professor Maurício de Oliveira, as intervenções atentam de forma lúdica para algumas questões. A primeira com o título Sombras que passeiam chama a atenção para a falta de sombras na universidade e principalmente na cidade de Cuiabá; a segunda chamada de A Espera faz reflexão sobre a espera da mudança, o desejo de formar, a espera do novo; a terceira e última intervenção do ano será uma grande Celebração no Bosque ao lado do centro cultural da Universidade, pessoas de branco, com lanternas, com a participação do grupo de percussão contemporâne do curso de Artes.

As intervenções serão registradas pelos participantes em vídeo e fotografias. O resultado será a seleção das melhores imagens para o catálogo e uma exposição no início de 2011. Segundo Maria Thereza a intervenção urbana é uma ação aberta, efêmera e potente.
O projeto Intervenções Artísticas no espaço da Universidade Federal é uma parceria entre o Programa de Pos-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO, o Departamento de Artes e o Museu de Arte e Cultura Popular - MACP. Os participantes que estiverem em duas das três intervenções receberão certificado de participação e conta pontos no currículo.


Intervenções:

Sombras que passeiam – 08h30 / local: saguão do Instituto de Linguagem / SOMBRINHAS , CAMISETA VERDE -Percurso no espaço da universidade.21/10 Quinta-feira

A Espera – 08h30 / local: Bloco das engenharias e arquitetura MALAS E APETRECHOS DE VIAGEM-  UFMT / 22/10 Sexta-feira

Celebração no Bosque – 20h00 / local: bosque ao lado do centro cultural / 22/10 Sexta-feira ROUPA BRANCA

Contato organização:
Maria Thereza maritheaz@gmail.com (8121.6936) /
Aliana Camargo – alianacamargo@gmail.com (8437.9107)

Nenhum comentário: