quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FESTIN - Festival de Teatro Infantil de Juína define ESPETÁCULOS



Fonte: http://www.ciaspirits.art.br/

O  15º  Festin recebeu 23 inscrições de  produções dos estabelecimentos de ensino   nesta edição o público juinense poderá apreciar as seguintes montagens:
Categoria I – Educação infantil

A  Formiguinha no Bosque – Centro de Educação Infantil Criança Feliz
Sinopse:  Os animais do bosque refletem as ações dos seres humanos que prejudicam o meio ambiente, e os animais caracterizam o comportamentos das pessoas.
O  Tesouro do Pirata – Centro de Educação Infantil Dom Franco Dalla Valle
Sinopse: Uma menina muito curiosa procurava brinquedos antigos de seu pai. Ela e suas amigas encontraram um mapa de tesouro e …

A Minhoquinha Dorminhoca – Centro de Educação Infantil Arco Íris
Sinopse: Nos trás uma história de animaizinhos que moravam num lindo jardim, cheio de flores. E neste jardim morava uma minhoquinha. Chegou o inverno e a minhoquinha resolver dar uma sonequinha e dormiu o inverno todo.  O inverno se foi e veio a primavera e todos ficaram maravilhados pela beleza da primavera.

A Dona Baratinha – Centro de Educação Infantil Menino Jesus
Sinopse: O episóio acontece em uma cidade onde os humanos jogam lixo pelas ruas. A Cidade é invadida por ratos, baratas e mosquitos. Nesse lixo amontoado tem uma baratinha chamada Lixonilda, cujo sonho é se casar com Mosquitônio, o qual não aparece nunca, sumiu; Bubônico um rato assanhado, mesmo discutindo com ela, gosta muito dela, porém,  nesse cenário de sujeira surgem animais que não gostam de lixo e expulsa os mesmos, decretando que querem uma cidade limpa, sem esses animais nojentos e também sem doenças.

A Tartaruga e a Perfeição – Centro de Educação Infantil Nosso Lar
Sinopse: A tartaruga se gabava de ser perfeita e completa e de não precisar de ninguém, um dia ao cair de barriga para cima percebeu que ninguém consegue viver sozinho….

O Dinheiro Não é Tudo – Centro de Educação Infantil Vasco Papa
Sinopse: A peça traz como objetivo principal, sensibilizar as pessoas de que a vida deve estar acima do dinheiro, e ou, bens materiais. O que só acontecerá com a preservação dos recursos naturais flora e fauna.

O Valor da Amizade – Centro de Educação Infantil Bruno Leonardo de Campos
Sinopse: Maria Festeira se enfeita toda para ir ao baile do jogador mas no caminho divide seus enfeites com vários de seus amigos o que a leva descobrir o valor da verdadeira amizade.

Categoria II – 1ª  a  5ª série

Tico e os Lobos Maus – Colégio São Gonçalo de Juína
Sinopse: A peça trata com afetuosidade e humor dos pesadelos. Um coelho de imaginação muito fértil acorda várias vezes de  sonhos com lobos maus. Ao contá-lo para a mãe deixa os irmãos e irmãs petrificados de medo. A  mãe coelha não se deixa impressionar e com criatividade vai contornando e acalmando os filhotes sem podar a imaginação dos pequenos.

Proteção e Lazer é uma Questão de Prazer – Escola Estadual Marechal Rondon
Sinopse: Os dois compadres se encontram e preocupados com a poluição  do meio  ambiente ,procuram ajuda  do agrônomo para que possam  ajudá-los nessa preservação ..o mesmo promete  ajuda mas  logo se  interessa pelas danças  da cultura mato-grossense. Mas enfim unem  a proteção ,laser e prazer pelas maravilhas que a natureza nos proporciona.

Feiurinha – Escola Estadual Pe. Ezequiel Ramin
Sinopse: O texto é uma adaptação da história da Feiurinha, enriquecido com canções populares. Conta a história de uma princesa que foi raptada por 3 bruxas malvadas. Ensinada pelas bruxas, a menina tende a crescer acreditando que era muito feia. Porém,  enquanto a menina convive com as bruxas ela consegue desfazer  um dos feitiços lançados pelas bruxas em belo príncipe. O príncipe após retornar ao seu reino, resolve buscar a Feiurinha. Lá chegando há uma grande confusão: qual das bruxas será a Feiurinha?

Os  Três Porquinhos – Escola Municipal Paulo Freire
Sinopse: Os três porquinhos decidem conhecer outros horizontes diferentes do seu dia a dia na fazenda Chico Bolacha, deichando sua mãe a porca Bolota em desespero. Com as malas prontas os três partem para a floresta onde seu lobo mau que anda entediado se anima ao ver novos habitantes ….

O Rato Enamorado – Sociedade Pestalozzi
Sinopse: Esta adaptação foi feita de forma bem simples para ser montada em qualquer espaço (pátio sala palco) com uma linguagem que vai ao encontro da criança, transmitindo de forma simples e criativa o processo do amor, mostrando que nem sempre o amor que almejamos é o ideal para nós, mas que se soubermos enfrentar as desilusões todos nós encontraremos a felicidade que procuramos.

Colorindo o Mundo – Colégio Presbiteriano de Juína
Sinopse: Deus Criou as cores e deu a elas a missão de colorir o mundo. Assim elas fizeram e depois de tudo pronto, o ser humano começou a destruir as cores com a violência, com a poluição, com as guerras, com a fome e a miséria. Os animais perceberam que a natureza estava sofrendo e viram um grande amigo deles, o Juca, sofrer também e decidiram fazer alguma coisa. Foram então chamar as cores, que de forma alegre e muito divertida devolvem as cores ao mundo.

Categoria III – 5ª série ao ensino médio e grupos independentes

Dengo e Denguinha em: O Mosquito – Centro de Educação de Jovens e Adultos Alternativa
Sinopse: A peça conta a história de dois enamorados palhaços ( clown), que tem seu romance interrompido pela doença  Dengue. O Clown é uma dimensão infantil e ingênua de cada um de nós. Por detrás do nariz está um ser humano, com ações verdadeiras enlaçadas na sensibilidade. As piadas do Clown surgem de sua própria vida, se revelam no ser humano que há por detrás do ator.

Aborrecentes – Colégio São Gonçalo de Juína
Sinopse: Não Informada

Desfile no Galinheiro – Escola Estadual 7 de Setembro
Sinopse: É uma história de uma jovem franga que passa por uma superação descobindo durante um concurso a importância de se valorizar, acreditar em si mesma…

O Que é Que eu Tenho com Isso? – Escola Estadual Ana Neri
Sinopse: Os sacos de farinha de milho que estão no paiol da fazenda aparecem furados, a Fazendeira furiosa, para colocar um fim no prejuízo, resolve colocar uma ratoeira no ambiente, o Rato percebendo que isso seria um grande “problema” para todos, busca parcerias com os demais animais da fazenda para encontrar uma solução. Entretanto, todos com grave crise egoística, enxergando apenas seu “mundinho” não pensam coletivamente nem percebem como poderiam ser afetados pela ratoeira e acabam pagando com a própria vida, tamanho egocentrismo.

Artimanhas do Destino – Grupo Teatral Fênix – Escola Estadual Dr. Artur A. Maciel
Sinopse: A história se passa no interior de Goiás.Um jovem  se mete numa  tremenda encrenca e acaba sendo mandado pelo patrão para outra localidade. Nessa localidade acaba se apaixonando por  uma jovem bonita e garbosa.Apaixonados acabam marcando casamento  uma vez que os pais da noiva querem  que casamento aconteça a qualquer custo. Durante a cerimônia  acontece o inesperado aparecendo de surpresa  uma jovem   que revela a todos  que o noivo em questão é pai de seu filho.

Pinóquio – Escola Estadual Marechal Rondon
Sinopse: Pinóquio é um boneco  de pau feito por seu pai Gepeto que deseja que ele seja um menino de verdade  e que vai a escola para a prender  ler e escrever, porem ele não gosta de estudar e nem de obedecer, mas gosta de aventuras. É um boneco esperto ,e conhece um espertalhão que tenta desviá-lo do caminho certo.

Formigadinha – IEPS – Instituto Educacional Portal do Saber
Sinopse: A Formigadinha  é uma formiga que foi criada pela mãe. Tinha  características fortes desde  pequena. No entanto, sempre foi “Normal”. Ao ir para a escola pela primeira vez estava alegre e animada. Todavia, não foi bem recebida e durante várias vezes foi considerada lenta e incapaz de aprender. Sentia-se infeliz e triste, já que era considerada diferente. A diretora e a professora indicaram a procura de um médico. A Formigadinha e sua mãe encaminharam-se para a Clínica. Lá passaram por vários médicos (psicólogos e psiquiatras ). Foi considerada cheia de problemas. Um choque para as duas que sempre venceram todas as dificuldades.  As duas sentem-se desanimadas e a Formigadinha não quer mais ir para escola. Sua mãe não desiste e finalmente, elas encontram a escola ideal e lá a Formigadinha se aproxima dos colegas e professores,  sente-se feliz  e  capaz  de aprender a ler e a escrever  e principalmente ser feliz. Os personagens querem demonstrar para a platéia a importância do saber  educar. Educação é uma arte que insere o indivíduo no mundo da felicidade ou da impossibilidade, cabe apenas aos educadores  a dedicação embasada no amor e na dedicação para assim transformar a arte do saber em um prazer.

Pluft, O Fantasminha – Escola Municipal Paulo Freire
Sinopse: Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Mas cria coragem e vira um herói em defesa da menina Maribel, neta do Capitão Bonança Arco-Íris, ameaçada por um marinheiro malvado, o Pirata da Perna de Pau. Durante toda a confusão a Mãe Fantasma, que era fantasma de ópera, sempre calma fica na sua cozinha fazendo pastéis de vento. Enquanto o tio Gerúndio, que só pensava em dormir e em comer pastéis de vento, ao saber dos perigos que a menina Maribel estava enfrentando, ajuda a criar estratégias para salvar a menina.
Confirmaram participação também as escolas municipais Pe. José de Anchieta e Osvaldo Cruz estando estas em fase de finalização de montagem. Em breve informaremos sobre estes 2 espetáculos.

Nenhum comentário: