terça-feira, 23 de novembro de 2010

MOVIMENTO DE TEATRO faz reunião ESTRATÉGICA para PLANEJAMENTO



Aconteceu ontem, dia 22 de novembro, no Museu de Arte Sacra em Cuiabá, uma reunião do Movimento de Teatro, que tinha entre as pautas os temas: Plano Setorial de Teatro para Mato Grosso, Federação Mato-grossense de Teatro, Sated, Eleições para o Conselho Estadual entre outros assuntos pertinentes para o segmento. 

Começamos discutindo o Plano Setorial, que ao modelo no processo que vem sendo construído na estância nacional, dentro dos colegiados setoriais, pensamos em começar a elaborar um específico para o teatro em Mato Grosso. Iniciou-se com a explanação do Jan Moura, representante de Mato Grosso no Colegiado Setorial de Teatro, entidade consultiva ligada ao Conselho Nacional de Políticas Culturais, o qual descreveu rapidamente o que vem sendo discutido nessa instância. Ele frisou que o colegiado não é uma entidade decisória e nem representa uma força de decisão, nos 2 encontros que teve durante o ano, reuniu-se e discutiu especificamente este plano, não houve tempo para entrar em outras discussões. Além disso foi discutido a distribuição de recursos dos novos Fundos, criados a pouco tempo, que inclusive já estão publicados. Definiu-se então a criação de uma comissão para elaborar uma metodologia de construção no nosso plano, esta comissão se reunirá no próximo ano. Ainda aberta a participação de quem estiver interessado em colaborar. Formada inicialmente por: Anderson Flores, Viviene Lozi, Jan Moura e Maira Jeannyse

Sobre a Federação de Mato-grossense de Teatro, Jefferson Jarcem, que está a frente da entidade no momento, explicou as dificuldades e os problemas que estão sendo enfrentados, por causa das falhas das gestões anteriores. Devido ao rombo e diversos erros administrativos a entidade está se reestruturando e a cada dia conta com novos federados. O festival infelizmente não poderá acontecer este ano, devido a dificuldade de conseguir recursos e encontrar um espaço de apresentação. 

Houve então uma mudança de pauta, devido a dificuldade de se tratar do assunto Sated, e não ter havido um convite formal para a participação da entidade na reunião. 

Sobre as eleições do Conselho Estadual de Cultura, foi explanado a atual situação que se encontra o processo. Que está sendo feita de forma impositiva e muito longe de ser democrática. O atual conselho decidiu executar uma eleição da forma que melhor lhes convinham, sem uma consulta a classe. Dessa forma muitos problemas foram verificados no edital da eleição, como por exemplo a forma de eleição por chapa, tanto dos delegados como dos conselheiros, os teatreiros presentes na reunião acham em consenso, que essa forma de eleição, no "tudo ou nada" é muito ruim e até inconstitucional. Foi feito, apesar disso, um planejamento de atuação do movimento nessa eleição. Dessa forma convocamos todos a se cadastrarem como agentes culturais, pois somente assim poderão participar votando ou sendo votado. Para se cadastrar, o agente cultural deverá preencher uma ficha que está disponível no site da Secretária de Cultura, no link abaixo:

Regimento Eleitoral:

Ficha de Cadastro:

Além disso deverá juntar documentos que comprovem sua atuação, seja através de clipping, fotos, vídeo, materiais gráficos, etc. Deverá também comprovar residência no estado há pelo menos 24 meses, através de contas de luz, água ou telefone, sendo uma atual e outra de 2 anos (exatos) atrás. 

Se você conhece alguém de qualquer município do estado que tenha esse perfil, ajude-nos a aumentar a força das artes cênicas, convocando essa pessoa a fazer seu cadastro. Definiu-se uma outra reunião para depois desse processo de cadastramento para que possamos traçar estratégias de participação mais efetiva no processo. 

Foi sugerido que façamos uma tentativa de levantamento e cadastramento dos fazedores de teatro do estado. Através de um cadastro on line. Dessa forma tentando ter uma cartografia mais clara de quem faz, pensa ou colabora com o teatro em nosso estado. Esse formulário será feito pela comissão e estará disponível através de um link. Foi sugerido que todos colocassem um banner eletrônico em seus blogs, difundindo assim o levantamento. 

Próximos Encontros:
05/02 - 14h / Reunião de articulação (No museu de Arte Sacra);
06/02 - 13h / 1ª Reunião da Comissão do Plano Setorial das Artes Cênicas (No museu de Arte Sacra).

Mais informações e contribuições através do email:



Nenhum comentário: