segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SESC ARSENAL apresenta DRAMATURGIA LEITURAS EM CENA - NELSON RODRIGUES


Tratando de paixões exacerbadas e gestos exagerados, absessões, taras,incestos e conflitos, Nelson Rodrigues pode ser  considerado o primeiro dramaturgo brasileiro a levar o inconsciente das personagens para o palco. Nelson Rodrigues (1912-1980), nasceu em Recife -PE, a 23 de agosto de 1912. Jornalista ainda muito jovem, trabalhou no jornal do pai, Mário Rodrigues como repórter policial, aos treze anos. Após a morte de seu pai começou a trabalhar para o Jornal O Globo, em 1931. Em 1941 lança sua primeira peça, ‘A Mulher sem pecado’, sem grande repercussão. Mas em 1943 aparece ‘Vestido de Noiva’, uma revolução em linguagem e estilo teatrais nos anos 40 na ousada montagem de Ziembinski.

O projeto foi criado para a prática da leitura de textos teatrais. Visa difundir obras inéditas e consagradas da dramaturgia nacional e mundial, pretendendo instrumentalizar e chamar atenção de diretores e atores para as potencialidades cênicas e para novos ângulos que cada obra suscita.

Nesta edição, recebemos para ministrar a oficina do projeto Dramaturgia Leituras em Cena Mônica Alvarenga (RJ), Diretora Teatral, Produtora, Professora e Atriz, que trabalhou análise de texto dramático e técnicas de leitura encenada.

----------------------------------------

10/11/2010 - 20h
Toda Nudez Será Castigada

Toda Nudez Será Castigada conta a história de amor do viúvo Herculano e da prostituta Geni, que se apaixona futuramente pelo enteado - um menino de dezoito anos que nutre uma obsessão pela mãe morta. Antes do seu irmão Patrício lhe apresentar Geni, Herculano havia tentado suicídio e se enclausurado em casa com as três tias, o irmão Patrício e o filho, por causa da morte da mulher devido a um câncer no seio. A partir disso, a história complicada e obsessiva vai se "desnudando" aos poucos para o público.

Direção: Raquel Mutzenberg e Douglas Peron 
Atores: André Filipe, Douglas Peron, Juliana Graziela, Maurício Oliveira, Milena Machado, Raquel Mutzenberg, Thiago Henrique 
Iluminação e Sonorização: Teatro de Brinquedo.

----------------------------------------

11/10/2010 - 20h
O Beijo no Asfalto

Grupo Tibanaré traz como leitura dramatizada a história de Arandir, o homem que passou por embaraçoso ato de misericórdia: “Um beijo na boca de outro homem na hora de sua morte no meio da rua”. Esta ação repercute na sociedade. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto, fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação deste homem, levando a uma exarcebação dos sentimentos que conduz a um trágico e supreendente desfecho do caso O Beijo no Asfalto

Direção: Jefferson Jarcem 
Atores: Alexandre Cruz, Beatriz Morinigo, Fernanda Gandes, Hendy Assunção, Watila Fernando, Jeniffer Reis e Valter Lara.

----------------------------------------

17/11/2010 - 20h
A Serpente


A Confraria dos Atores lê o último texto escrito por Nelson. Nele duas irmãs, Guida e Lígia que se casam no mesmo dia e resolvem ir morar na mesma casa. Enquanto Guida vive feliz e satisfeita com seu marido, Lígia vive a decepção de um casamento onde nem a primeira relação sexual é consumada. Os problemas começam quando Guida 'tenta' sua irmã oferecendo seu marido por uma noite, procurando solucionar a angústia de Lígia.

Direção: Jan Moura - Atores: Benone Lopes, Karina Figueredo, Luciano Paullo, Mazé Oliveira 
Sonoplastia e Iluminação: Emanuel Vitor

----------------------------------------

18/11/2010 - 20h








Otto Lara Resende ou Bonitinha mas Ordinária



É a história de um jovem chamado Edgard, pretenso namorado de Ritinha, uma mulher bonita e simples, que trabalha como professora para sustentar suas três irmãs e a mãe louca. Ele se vê em uma situação delicada quando Peixoto, genro e empregado do Dr. Werneck, também patrão de Edgard, faz-lhe uma proposta indecente: casar-se com Maria Cecília, filha de seu patrão.
A história gira em torno da tentação que aprisionará Edgard. Abrir mão do seu amor puro por Ritinha pelo dinheiro casando-se com Maria Cecília. Edgard ainda será atormentado pela célebre frase de Otto Lara Resende, "O mineiro só é solidário no câncer". O mineiro?

Direção: Frank Busatto e Thaísa Soares
Atores: Frank Busatto, Handerson Magalhães, Iclair Raulino, Jhenifer Alves, Thaísa Soares
Iluminação: Todos

----------------------------------------

01 a 30/11/2010

ESSAS E OUTRAS DE NELSON RODRIGUES



Exposição em homenagem aos trinta anos de morte do dramaturgo Nelson Rodrigues

“Nelson, sagaz autor, dramaturgo, jornalista, cronista, legou a seus leitores não somente sua obra, mas o registro de seu posicionamento como brasileiro: nas frases comprometidas com seu pensamento, no testemunho de uma época, concomitante à previsão de uma sociedade futura, livre das hipócritas regras.”

Maira Jeannyse
Diretora teatral, Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea e curadora da exposição. Em 2008 dirigiu Senhora dos Afogados.

Nenhum comentário: