terça-feira, 2 de novembro de 2010

TEATRO EXPERIMENTAL de Alta Floresta é selecionado pelo RUMOS ITAÚ CULTURAL


Fonte: http://teatroexperimental.com.br/?pg=noticia&id=323

No último dia 29 de outubro, foi divulgado a lista dos contemplados pelo Rumos Itaú Cultural. O resultado pode ser conferido no site – http://www.itaucultural.org.br/: são 100 projetos selecionados: 14 em Literatura, 74 em Música e 12 em Teatro, edital estreante que tem como objetivo na formação de talentos emergentes, o fomento à experimentação e a produção e difusão de suas obras em todos o Brasil. E o bom: tem grupo de Mato Grosso Contemplado.

Dos 165 grupos inscritos, o grupo Teatro Experimental de Alta Floresta (http://www.teatroexperimental.com.br/) foi um dos contemplado pelo edital voltado ao teatro. O objetivo é intercâmbios entre grupos de teatro de te todas as regiões do Brasil, e que vai fazer isso com a trupe mato-grossense é o Teatro Celeiro das Antas, de Brasília. Os grupos se conhecem desde 1999 quando se encontraram num festival de teatro em Anápolis/GO. Depois disto voltaram a se encontrar no Próximo Ato, realizado ano passado nas cidades de Brasília e depois em São Paulo. “Foi ali que começamos a pensar em trabalharmos juntos”, diz o ator e diretor Ronaldo Adriano, que desde 1991 integra a companhia teatral de Alta Floresta.

O ator ressalta a importância de iniciativas assim pela contribuição na articulação e compartilhamento de práticas artísticas de coletivos que, por estarem em distantes fisicamente, acabam não tendo muitas oportunidades de dividir experiências.

Neste caso específico, os dois grupos irão desenvolver uma pesquisa em comum a partir do projeto “Florestas e Antas – Experiências teatrais – em busca de um teatro possível”, apresentado ao Itaú Cultural. Serão seis meses de trabalho em conjunto, que será o ‘alimento’ de um blog. “Pelo edital não é preciso criar um espetáculo, mas com certeza isso vai fornecer muitos subsídios para isso”, analisa Adriano.
O Teatro Celeiro das Antas e o Teatro Experimental de Alta Floresta irão realizar o cronograma da seguinte forma: se reunirão para apresentações de seus espetáculos, debates, estudos dirigidos e seminários, procurando apontar soluções pré-ativas para as dificuldades de se manter como um grupo de teatro fora-do-eixo Rio- São Paulo.

Teatro

Inicialmente, o edital aberto em março deste ano previa selecionar 10 projetos, mas acabou aumentando um pouco a quantidade devido a grande variedade e da qualidade dos 165 trabalhos inscritos (num total de 330 grupos de todo o país: 178 do sudeste, 49 do nordeste, 58 do sul, 30 do centro-oeste e 15 da região norte). São 12 contemplados (24 grupos), e cada um receberá de R$ 56 mil a R$ 88 mil para desenvolver suas pesquisas e cobrir despesas de passagens e hospedagem para garantir encontros presenciais.

Os resultados destes encontros e de seus intercâmbios serão exibidos em uma mostra do Itaú Cultural na última semana de agosto de 2011, na qual os selecionados apresentam os seus processos de desenvolvimento das pesquisas, seja por meio de discurso, debate ou de encenações e montagens.

Por: Assessoria TEAF com Folha do Estado

Nenhum comentário: