quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curso Livre de Teatro - 5º módulo

O 5º módulo do Curso Livre de Teatro trará a arte do teatro de bonecos! O 'bonequeiro' Carlão Gatass Pessoa, o nosso Carlão dos Bonecos, ministrará o módulo de Montagem de Espetáculo de Marionete, onde o participante vai experimentar a montagem de um espetáculo com bonecos. A arte da manipulação é bastante complexa e neste módulo os alunos terão a estrutura do espetáculo "Menino Órfão e Menino Rei" que Carlão fez em parceria com o escritor Ivens Scaff, para entender como se compõe um espetáculo de teatro de marionetes e experimentar manipular um boneco.

Desde 1.978, Carlão dos Bonecos vem desenvolvendo atividades teatrais diversas que vão desde cursos, oficinas, seminários, campanhas educativas, confecção de bonecos para empresas e grupos teatrais do estado e de fora, além de diversas apresentações de teatro e teatro de bonecos.

Participou de diversos cursos e oficinas de teatro e teatro de bonecos com profissionais de renome nacional e internacional como: Antonio Mercado, Michael Meschke, Jonh Coll, Fernando Augusto, Tácito Borralho, Nelson Brito, Manoel Kobachuke, Aurélio de Simoni, Amir Haddad, Edu Amos, Maria Clara Machado, Magda Modesto, Ivan de Albuquerque, Rubens Correa e muitos outros.Como ‘bonequeiro’, criou personagens que marcaram época como: “Zé Bolo Flor” - primeiro boneco Gigante de Mato Grosso; “Ema Jorilda” – primeira mascote da Corrida de Reis; “Sineiro, o Guardião ecológico” – símbolo do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães quando de sua implantação. Criou, produziu, dirigiu e atuou em mais de 28 peças de bonecos com destaque para “Vó Guilé”, “Tião cabeça dura” “Bons Companheiros” e “Menino Órfão e Menino Rei”

O Curso Livre de Teatro é um curso permanente, com um módulo diferente a cada mês. Teve início em abril, com o módulo de dramaturgia e roteiro. Em seguida os módulos de cenografia, música cênica e está em fase de encerramento o módulo de direção teatral. Contempla outras áreas do espetáculo, com exceção da atuação e pretende fomentar o teatro realizado no estadoatravés da formação. É uma ação da gerência de artes cênicas da Secretaria de Estado de Cultura.             
Serviço: 
Curso Livre de Teatro
Módulo: Teatro de Bonecos    
Terças e quintas - das 19h às 22h
Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução
Início dia 02 de agosto
Término dia 25 de agosto   
Insxcrições gratuitas: 3613 9230 ou pelo e-mail julianacapile@cultura.mt.gov.br

Gerência de Artes Cênicas

       

Nenhum comentário: